Entretenimento

Pela primeira vez no Brasil, companhia espanhola Yllana celebra três décadas de trajetória e traz ‘The Opera Locos’ após rodar o mundo com o seu teatro musical operístico

Ópera na Tela)

São Paulo (2 a 5 de março – Teatro Procópio Ferreira)

Rio de Janeiro (9 a 12 de março – Teatro Casa Grande)

 

‘Cinco cantores de ópera protagonizam uma história de relações simples que combina os maiores sucessos da ópera com outros estilos musicais. Ópera para todos, espetáculo que o público abraça porque se liga a ela de uma forma natural, fresca, inusitada e divertida’

 (Le Parisien – França)

 

Fundada na Espanha em 1991, a companhia teatral Yllana se firmou na cena teatral europeia com uma produção extensa, prêmios e turnês que incluíram 44 países, 12 mil apresentações e o incrível total de três milhões de espectadores. Este verdadeiro fenômeno virá ao Brasil pela primeira vez, com a passagem de ‘The Opera Locos’ por São Paulo (2 a 5 de março) e Rio de Janeiro (9 a 12 de março), um de seus espetáculos mais assistidos e aclamados. No palco, cinco atores-cantores conduzem a plateia por uma jornada por trechos de óperas e outros estilos musicais, costurados com uma dramaturgia original, marcada por altas doses de comédia e a melhor tradição do teatro gestual.

A temporada brasileira faz parte do Festival Ópera na Tela, que pretende democratizar a ópera e tornar o gênero mais acessível, com a formação de plateia em primeiro plano. A produção é da Bonfilm e conta com o patrocínio do banco francês Crédit Agricole, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento também tem o apoio do Consulado da Espanha no Rio de Janeiro e do grupo hoteleiro Accor.

 

Sobre ‘The Opera Locos’

‘The Opera Locos’ estreou na Espanha em 2018 e seguiu por uma extensa turnê em que cativou plateias ao redor do mundo com a mistura de teatro, musical, ópera, comédia, mímica e circo. Em cena, cinco atores-cantores se dividem entre diversos personagens, ressaltados por um visual extravagante e uma exímia técnica vocal. O grande ponto de partida é que todos eles só se comunicam, exclusivamente, na linguagem operística. Desta forma, uma série de cenas e situações tão absurdas quanto engraçadas se sucedem no palco.

 

Conhecidos números de ópera são apresentados em sequência, através de uma elaborada – e hilária – teia dramatúrgica cujos diálogos são substituídos pelas composições. Desta maneira, obras de Mozart, Puccini e Bizet se intercalam, como se uma se completasse com a outra, e até hits do pop das últimas décadas são misturados nessa odisseia musical. É quando números de óperas como ‘Tosca’ e ‘Carmen’ podem aparecer seguidos por um sucesso de Whitney Houston ou um hino pop de Mika.

Um dos destaques da montagem é quando uma verdadeira “masterclass” de canto acontece e o público também é convidado a cantar nesta grande aula de ópera. A interação é o auge de uma experiência catártica entre público e plateia, em um espetáculo que ficou conhecido por enfrentar os preconceitos que a Ópera tem com uma parte do público que a enxerga como um gênero elitista, hermético e entediante.

 

 ‘Sabe aquela sensação de sair do teatro com uma nova vontade de viver? Bem, é exatamente isso que 'The Opera Locos' faz. Um espetáculo familiar, para pessoas de todas as idades e classes sociais, uma forma brilhante de entreter, um gancho para se apaixonar pelo bel canto’ (Time Out – Espanha)

 


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X