Cultura

Baquemirim - A cultura do Acre

Crédito Foto: Divulgação

Acre é um estado localizado na região Norte do Brasil, situado em uma porção da Floresta Amazônica. Sua história está ligada ao ciclo da borracha, que foi crucial para sua anexação ao território brasileiro.

cultura do Acre é rica e diversificada, e os baques acreanos são parte importante de sua tradição musical. Esses ritmos surgiram nos seringais do estado e têm influências dos povos indígenas e seringueiros manifestadas em uma musicalidade única, isto através dos baques de samba e marcha, entre outras práticas musicais que fazem parte dessa cultura.

O projeto Baquemirim é uma iniciativa para a preservação e revitalização da cultura no estado. Buscando dar visibilidade e uma inédita contribuição para a música brasileira através dos já citados Baques de Samba e Marcha, ritmos irmãos da Cumbia peruana, ambos de origem indígena dos povos Pano, Aruak, Arawá e seringueiros migrantes das regiões Norte e Nordeste no início do século XX.

 

ALEXANDRE ANSELMO, Mestre em Musicologia (UNB), fundador do projeto Baquemirim, músico, produtor fonográfico e artista visual, criou o projeto da Escola de Baques para oferecer oportunidades de desenvolvimento musical e humano para crianças e jovens, oferecendo formação a partir dos repertórios e saberes de diferentes mestres e mestras da cultura acreana.

 

Em 2024, esta iniciativa passa a integrar a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura através do programa Olhos D’Água do Ministério da Cultura, oferecendo curso livre de música, oficinas e práticas culturais e aulas de dança. Todas as atividades são ministradas tendo como protagonistas Mestres e Mestras dos povos indígenas e seringueiros do Acre. Oportunidade única para explorar a cultura do Baque, um ritmo legítimo e desconhecido que tem raízes profundas na cultura dos povos da floresta acreana.

Aulas de música para a Juventude Indígena em contexto urbano

Sobre a Escola de Baques

 

Projeto de educação musical desenvolvido pelo Baquemirim | Instituto Nova Era, com sede em Rio Branco/AC localizada na Área de Proteção Ambiental “Raimundo Irineu Serra”, a primeira no Brasil formada a partir de um patrimônio cultural, dedica-se ao ensino livre da música a partir da metodologia e saberes de mestres e mestras das tradições orais do Acre.

Alunos e alunas da Escola de Baques almejam promover a descentralização dos processos de formação no campo artístico-cultural em todo o território nacional.

 

Através do Programa Olhos D’Água - Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, o projeto prevê o desenvolvimento de atividades em quatro frentes de ações: (i) curso livre de música na comunidade Irineu Serra; (ii) Txana Bu: curso livre de música para jovens indígenas vivendo em contexto urbano; (iii) oficinas com mestres da música tradicional acreana; e (iv) práticas culturais: Roda de Choro regional com o mestre Toinho do Violão, Marujada Brig. Esperança em escola da rede pública estadual de ensino e aulas de dança com a mestra Zenaide Parteira no Baile do Seringueiro. 


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X