Gastronomia

Governo de SP investe na valorização da gastronomia paulista para fomentar turismo regional

Festival Sabor de São Paulo na capital reuniu 50 produtores rurais, representando as 13 Rotas Gastronômicas do Estado (Foto: Alan Morici)

 

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), avança no desenvolvimento de suas políticas públicas para estimular o turismo gastronômico no Estado. Nesse sentido, um dos destaques é o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista.

O programa contempla a promoção de 13 rotas mapeadas, workshops de capacitação para produtores ministradas por chefs premiados, press trips com jornalistas e influenciadores . Milhares de pessoas visitaram e participaram do Festival Gastronômico, ação que pertence ao programa.

“O Sabor de São Paulo é uma iniciativa que muito nos orgulha, pois, além de divulgar a riqueza e a diversidade culinária do nosso Estado, também valoriza os produtores rurais, seus empreendimentos e as regiões em que estão. Com isso, o fluxo de visitantes cresce nesses locais e movimenta-se toda a cadeia turística e econômica”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens. 

A última edição do Sabor de São Paulo deste ano aconteceu entre os dias 14 e 15 de dezembro, no Parque da Água Branca. “Encerramos o ano com chave de ouro. Foi uma edição grandiosa, com produtores de todas as 13 Rotas Gastronômicas e diversas atrações para todas as idades”, complementa.

Guias Temáticos e participações em eventos estratégicos

Além do Sabor, a Setur-SP também colabora para o turismo gastronômico organizando guias temáticos. Em 2024, foram lançados 11 guias e destes, a grande maioria contempla a culinária paulista. Alguns exemplos são a Rota do Queijo Artesanal Paulista (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-do-queijo) e Polo Charcuteiro, que destacam a produção artesanal de queijos e laticínios; o Guia Turístico das Padarias – 2ª edição (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias), com diversos empreendimentos pelo Estado; o Guia Turístico Halal (https://www.turismo.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=3653); o programa Rotas do Vinho de São Paulo (https://rotasdovinho.sp.gov.br/rotas), que reúne 55 vinícolas que oferecem, além do vinho que é produzido, experiências turísticas memoráveis, como degustações, harmonizações, passeios guiados, entre outros.

Outro compromisso da Secretaria de Turismo e Viagens é divulgar os atrativos e novidades do Estado de São Paulo em eventos nacionais e internacionais. Nas feiras internacionais, como a ITB Berlim, BTL Lisboa e WTM Latin America, a Setur-SP levou produtores gastronômicos do Sabor de São Paulo, que ofereceram aos visitantes degustações de seus pratos e produtos. 

Mas não para por aí, pois a presença do Estado de São Paulo também é garantida em eventos importantes do ramo culinário como o Mundo Mesa; Veja Comer & Beber Experience; SP Gastronomia, e muitos outros.


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X