Turismo

Passeio de trem do Paraná é eleito novamente entre os mais belos do mundo

O passeio de trem pela Serra do Mar, ligando Curitiba a Morretes, no Litoral do Paraná, foi eleito como um dos melhores do mundo. A indicação foi feita pelo portal britânico Lonely Planet, considerado a maior editora de guias de viagem do mundo.

 

O roteiro foi incluído na publicação de 2025 da "Amazing Train Journeys", que destaca as 60 melhores e inesquecíveis viagens de trem ao redor do planeta, com base em avaliações de especialistas de diversos países. O passeio paranaense é o único atrativo brasileiro a configurar na lista.

 

Operado pela Serra Verde Express, o trajeto de trem ligando a capital ao Litoral foi reconhecido como o 14º melhor passeio ferroviário do planeta. A publicação exalta jornadas únicas sobre trilhos, quando a experiência vai além do deslocamento. A escolha foi feita por mais de 200 especialistas do setor, de diversas partes do planeta.

 

Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o reconhecimento é mais uma oportunidade para divulgar os atrativos turísticos do Estado ao público estrangeiro. “Essa repercussão é extremamente positiva ao turismo do Estado, porque apresenta os nossos atrativos em outros mercados que buscamos nos inserir, como a Europa. O passeio de trem da Serra Verde Express é um verdadeiro case de sucesso, mostrando o Estado como uma referência turística no Brasil, unindo a setor público com a iniciativa privada”, disse.

 

“Sentimos orgulho em ver esse produto tão especial, o trem Curitiba-Morretes, sendo posicionado em uma prateleira mais alta do mercado do turismo. Esse ranking passou por cerca de 200 especialistas do setor, de diferentes partes do mundo. Ou seja, é um sinal extremamente positivo, que mostra como nossos atrativos e destinos têm visibilidade no exterior, tanto por sua beleza ou experiência única, quanto por seu atendimento qualificado de turistas”, completou o secretário.

 

Anteriormente, o trajeto já havia sido apontado como um dos melhores passeios de trem do mundo pelos jornais The Guardian (Reino Unido) e The Wall Street Journal (EUA).

 

O PASSEIO – Com cerca de 4 horas de duração, o trem percorre 65 quilômetros e passa por 41 pontes, dezenas de pontilhões, 13 túneis, penhascos e cachoeiras, tudo em meio à maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. Ele se destaca também pelas opções variadas de vagões, alguns com foco na experiência e no conforto, enquanto outros se propõe a contar um pouco mais da história acerca da ferrovia. 

 

A viagem é uma verdadeira volta ao passado. Todo o percurso é feito pela estrada de ferro Paranaguá-Curitiba, que tem mais de 135 anos de história. O início das obras ocorreu com a presença do Imperador Dom Pedro II, que lançou a pedra fundamental da construção em Paranaguá, no dia 05 de junho de 1880. a ferrovia foi inaugurada quatro anos depois, em 1884, com a presença da princesa Isabel.

 

O ponto alto do passeio, que mais chama atenção de turistas, é a passagem pela ponte metálica São João, construída na Bélgica e montada no local. Ela tem 112 m de extensão, 70 m de vão livre e 55 m de altura, onde é possível contemplar toda a beleza da Mata Atlântica preservada.

 

A OPERADORA – O trajeto turístico entre Curitiba e Morretes é operado pela Serra Verde Express e recebe uma média de 250 mil turistas por ano, sendo 10% deles estrangeiros.

 

"Estamos muito orgulhosos de estar no top 15 melhores do mundo, em uma lista tão prestigiada. Reconhecimentos como esse nos motivam para continuar inovando e promovendo esse passeio, que é realmente indescritível. Todo mundo tem que fazer pelo menos uma vez na vida”, afirma Adonai Arruda, presidente da Serra Verde Express.

 

Atualmente, a Serra Verde Express conta com categorias de luxo, boutique e econômicas, com vagões que oferecem diferentes experiências aos turistas.

Crédito Foto: Divulgação


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X