Gastronomia

Com crédito do Banco do Povo, empreendedor turbina food truck de comida asiática em praia de Ilhabela

Luiz Fernando Gonçalves no seu food truck Nhackombe, na praia do Perequê, em Ilhabela

O início do verão e as férias escolares marcam a alta temporada nas praias durante o mês de janeiro. Enquanto o destino costuma ser associado ao lazer e descanso, Luiz Fernando Gonçalves, 40 anos, viu uma oportunidade de negócio vendendo comida asiática à beira-mar, em Ilhabela, no Litoral Norte paulista. Com o microcrédito do Banco do Povo Paulista (BPP), programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), ele reformou a Kombi do seu food truck para alavancar as vendas.

 

O empreendedor, formado em gastronomia, abriu o Nhackombe em 2012, enquanto estava na pós-graduação de gestão de negócios. Depois de 12 anos de uso, o food truck estava com marcas do tempo e da maresia. Luiz Fernando viu no microcrédito do Banco do Povo a chance que precisava para dar uma repaginada em seu veículo.

 

“O Banco do Povo é uma ferramenta ótima para os empreendedores e para quem está começando. Os juros são realmente muito baixos. Eu consegui investir no meu negócio e renovar a Kombi. Quando finalizar esse empréstimo, vou, com certeza, pegar outro com o BPP”, comenta entusiasmado.

O empreendedor acredita que o crédito do Banco do Povo é uma oportunidade para quem está começando o próprio negócio, com condições facilitadas 

Empreendedorismo na praia

Durante as visitas a Ilhabela na adolescência, o chefe sonhava em morar na praia e foi por meio do empreendedorismo que ele tornou isso possível. “Eu vinha aqui desde os 15 anos e sempre sonhei em morar na praia. Com 22, me mudei para cá”, relembra.

 

O sonho de empreender fez com que uma pós-graduação presencial em outra cidade não fosse um empecilho, pois Luiz Fernando tinha que viajar para São Paulo duas vezes por semana para estudar e ainda aproveitava para tirar a ideia do papel. “Eu montei a Kombi em São Paulo e trouxe ela para Ilhabela já pronta”, diz.

 

Quando escolheu a praia do Perequê para montar o seu negócio, o empreendedor quis fugir do convencional e escolheu vender comida asiática. Entre os pratos vendidos, estão yakisobayakibifum e guioza.

 

Luiz atende também por delivery e conta que as vendas aumentam bastante durante as férias, mas tem um bom faturamento o ano todo graças aos moradores. “Eu tenho muitos clientes daqui, é o que sustenta o meu negócio, além dos turistas. No começo, vendia 10 yakisobas por dia, e hoje vendo até seis vezes mais”, explica.

 

Linhas de crédito

O BPP oferece condições facilitadas, com juros menores que os praticados pelo mercado, visando apoiar a criação e o crescimento de negócios como o de Luiz Fernando.

 

São três linhas de crédito: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, com valores entre R$ 200 e R$ 21 mil. Além disso, os participantes fazem um curso de capacitação empreendedora, promovido gratuitamente pelo Qualifica SP e pelo Sebrae, para aprender ou se aperfeiçoar na gestão do seu negócio.

 

Para saber quais são as unidades conveniadas ao Banco do Povo, conferir a lista dos documentos necessários para solicitar o microcrédito e as taxas de juros, basta acessar a página do Banco do Povo Paulista, no site da SDE.

 

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).


Busca

Cadastre seu email

Receba novidades sobre a Raio-X