Empreendedorismo na praia
Durante as visitas a Ilhabela na adolescência, o chefe sonhava em morar na praia e foi por meio do empreendedorismo que ele tornou isso possível. “Eu vinha aqui desde os 15 anos e sempre sonhei em morar na praia. Com 22, me mudei para cá”, relembra.
O sonho de empreender fez com que uma pós-graduação presencial em outra cidade não fosse um empecilho, pois Luiz Fernando tinha que viajar para São Paulo duas vezes por semana para estudar e ainda aproveitava para tirar a ideia do papel. “Eu montei a Kombi em São Paulo e trouxe ela para Ilhabela já pronta”, diz.
Quando escolheu a praia do Perequê para montar o seu negócio, o empreendedor quis fugir do convencional e escolheu vender comida asiática. Entre os pratos vendidos, estão yakisoba, yakibifum e guioza.
Luiz atende também por delivery e conta que as vendas aumentam bastante durante as férias, mas tem um bom faturamento o ano todo graças aos moradores. “Eu tenho muitos clientes daqui, é o que sustenta o meu negócio, além dos turistas. No começo, vendia 10 yakisobas por dia, e hoje vendo até seis vezes mais”, explica.
Linhas de crédito
O BPP oferece condições facilitadas, com juros menores que os praticados pelo mercado, visando apoiar a criação e o crescimento de negócios como o de Luiz Fernando.
São três linhas de crédito: Empreenda Rápido, Empreenda Mulher e Empreenda Afro, com valores entre R$ 200 e R$ 21 mil. Além disso, os participantes fazem um curso de capacitação empreendedora, promovido gratuitamente pelo Qualifica SP e pelo Sebrae, para aprender ou se aperfeiçoar na gestão do seu negócio.
Para saber quais são as unidades conveniadas ao Banco do Povo, conferir a lista dos documentos necessários para solicitar o microcrédito e as taxas de juros, basta acessar a página do Banco do Povo Paulista, no site da SDE.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
|